Três Rios é uma das 30 ruas mais descoladas do mundo, segundo a Time Out

Prédio em tijolos cor de terra, com colunas na fachada, que abriga o museu Pinacoteca, em São Paulo
Arquivo pessoal / M.D´Arc

A rua Três Rios, no Bom Retiro, em São Paulo, está em 7º lugar na lista das “30 ruas mais legais do mundo”, publicada no início de Junho pela revista Time Out. A reportagem conta que o ranking foi construído a partir de entrevistas com especialistas e pesquisa junto a 27 mil moradores das cidades.

A Time Out é uma publicação criada em Londres, em 1968, que está presente em mais de 50 cidades pelo mundo, incluindo Rio de Janeiro e São Paulo. A revista, impressa e também virtual, se dedica a selecionar e apresentar o que há de melhor em cidades ao redor do mundo, em termos de gastronomia, cultura, arte, vida noturna e o que mais houver de bom.

Ou seja, tudo que a rua Três Rios e os arredores oferecem. Localizada, na lista, entre a Witte de Withstraat, em Rotterdam, na Holanda (6º) e a Haji Lane, em Singapura (8º), a descolada rua paulistana têm destacadas a diversidade de imigrantes de países como Itália, Coreia, Grécia, Bolívia e vários outros. Comunidades que deixaram suas marcas, especialmente na gastronomia do Bom Retiro. Que ótimo nome para o bairro que acolheu tantos sonhos de vida nova.

A Pinacoteca, que fica na Praça da Luz, classificada na reportagem como “um belo museu” ilustra a classificação da Rua Três Rios. Mas uma coisa bacana colocada no trecho de abertura da matéria é como essas ruas são “microcosmos de tudo que amamos nas cidades .../… em um ano em que os sonhos de viagem foram frustrados e tivemos que ficar mais perto de casa, eles nos ajudaram a sentir que éramos parte de algo maior também.”

Lindo, não é verdade? Foi esse sentimento de pertencimento que me invadiu quando vi o texto. Lugares próximos, que visitamos, experimentamos, tão nossos, bem ali. Lado a lado com ruas do mundo todo. Cada uma especial do seu jeito, com restaurantes, museus, mesinhas na calçada, cores vibrantes ou prédios sóbrios.

Se quiser conferir a reportagem da Time Out, clica aqui. Vale a viagem por essas 30 ruas tão charmosas.


Mulher de óculos, cabelos curtos e grisalhos, usando blusa azul
Maria D´Arc Hoyer é jornalista

Postar um comentário

0 Comentários