A primavera dentro de nós

Árvore de Ipê amarelo começando a florescer

Ela chegou há alguns dias. Um ciclo da natureza sempre festejado e que os humanos mais sensíveis às coisas belas associam com renascimento, renovação, recomeço.

E eu, muito crica, quero lembrar a você que como a Terra não gira em torno do seu umbigo, mas, na real, gira em torno do Sol. Essa primavera florida dos sonhos românticos não acontece no mundo todo ao mesmo tempo

Os países localizados na linha do Equador, recebem a mesma quantidade de luz solar o ano todo, alimentando aquela profusão de flores tropicais que vemos nos filmes do tipo ‘em busca da anaconda perdida’. Então, é tipo verão com decor de primavera o ano todo nessas regiões.

A turma do hemisfério norte, por sua vez, está começando a sentir os ventos do outono - que devem estar contribuindo para espalhar ainda mais o fogo pelas terras da Califórnia. Mas a temperatura já começa a baixar e pode trazer algum alívio para tanta tragédia. A primavera para a turma do norte vai chegar só em março.

Pessimismo ou realismo?

Miniatura de ipê amarelo com flores

Ô criatura, pra que pisar nos brotos da nossa esperança dando aula de geografia no início da primavera? É o que você pode estar se perguntando agora se chegou até aqui.

Pois é… ouvindo o vento sacolejar a janela hoje de madrugada comecei a ver brotar em mim essa esperança de dias melhores. Feliz, ao pensar que o vento costuma mudar o tempo e, quem sabe, traria umas gotinhas abençoadas de chuva primaveril. Gotinhas que poderiam virar torrente e chegar até as queimadas que consomem vidas.

No entanto, um dos meus castigos na vida é pensar demais. A consciência foi acordando, se expandindo e chegou ao panorama mundial. Somos um todo.

A Terra é um organismo que segue seu curso independentemente de mim ou de você. E vai responder às agressões sofridas. Já vem respondendo às agressões sofridas.

A transformação ambiental implacável promovida pela falta de inteligência humana é o fator principal da proliferação de cianobactérias em águas paradas que matam elefantes em Botsuana. Que levam ao encalhe de centenas de baleias na Austrália. Que tornam mais crítico o risco de extinção de animais como a onça-pintada, a arara-azul e o cervo-do-pantanal.

Acorde a sua primavera

Árvore de Ipê amarelo florida entre automóveis

Não dá nem pra justificar tanta insanidade com a “ganância humana”. Até os gananciosos devem gostar de viver. Não devemos chamar de burrice também, porque os burros não fariam coisas tão estúpidas.

Por acaso, além de crica sou também uma daquelas pessoas tolamente sensíveis que gostam de ver a vida nascendo e renascendo. Fico boba com cervos saltitando, esquilos correndo, passarinho voando, qualquer filhote bocejando e flor desabrochando.

Mas não dá para ignorar a fumaça, as fotografias dos animais mortos pelo fogo, o ar cada vez mais seco, o clima descontrolado na Terra agonizante.

Fechar os olhos para tanta destruição e nos esconder no ar condicionado do shopping - quando o coronavírus deixar - não vai trazer mais flores e pássaros aos nossos quintais e aos parques que frequentamos. Não vai tornar melhor o ar que eu e você respiramos.

Para que isso aconteça, para que a primavera sempre desabroche, será preciso fazer nossa parte em diversas frentes. Cuidando das escolhas que fazemos para nossa casa. Decidindo comprar os produtos que usamos no dia a dia de empresas com responsabilidade ambiental.

Sim, há quem não possa escolher. Pessoas que por falta de opção vivem de alimentos ultraprocessados vendidos em embalagens não recicláveis. Mas se você pode, faça.

Faça coisas simples como deixar de jogar lixo pela janela do carro nas estradas, separar os recicláveis, cobrar da prefeitura que realize coleta seletiva. Cobrar dos governantes que respeitem as riquezas naturais. Tudo tão simples e tão essencial.

Se quiser ir além, plante uma árvore ou ao menos um vaso de cebolinhas. E regue.

É preciso acordar a primavera que existe dentro de você para que continuemos a existir. Abrir de fato as janelas dos olhos, olhar para fora das telas e renascer como dono e proprietário desse mundão lindo. Como sempre diz meu amigo Homero Barbosa em seus posts divertidos e certeiros no Facebook: pega a visão.

Mulher de cabelos cacheados e óculos

Maria D´Arc Hoyer é jornalista

Fotos e texto: Maria D´Arc Hoyer

Postar um comentário

0 Comentários