Sobre


Comichão de escrever


Bem-vindo ao Blog Recortes Urbanos. Criado com a pretensão de ser um paliativo no combate ao comichão de escrever textão, que ataca alguns jornalistas e criativos (inclusive eu, claro).

Vendo muitos desses textões, lindos, se perderem na voracidade do feed do Facebook - e fotos lindas de grandes profissionais também - eu fui alimentando o desejo de organizá-los em um local para que possam ser apreciados por mais pessoas e por mais tempo.

Com os mais variados temas que se destacam em nossos ambientes urbanos. Da mansão ao porão suburbano. Em forma de reportagem, crônica ou ensaio, de texto ou fotográfico. Para mexer com as emoções e transformar nosso momento, nosso dia ou, quem sabe, até nossa atitude.

Atrasou, mas saiu

Estava tudo encaminhado para começar há uns seis meses. Mas minha vida deu uma cambalhota desorganizativa – ela é boa nisso, aliás – e tive que adiar esse delicioso projeto pessoal.

Que, graças a Deus, deixou de ser pessoal quando pessoas incríveis como a Cassia, a Heloiara e o Basílio toparam embarcar. Começamos preparando um material sobre os problemas causados pelo excesso de plástico em nossas cidades e as soluções e atitudes que podem ajudar, ou já o fazem.

Esse material está guardado com carinho e estará por aqui, mais tarde. Mas agora, nossas vidas estão marcadas pela pandemia, o isolamento social e a busca da humanidade para encontrar saídas. Então, esse é o nosso recorte urbano hoje. Nosso dia a dia, nossa pauta.

E tenho certeza que muitos outros colegas e amigos se juntarão a nós nesse diletantismo jornalístico essencial.

Chega mais que a casa é nossa!


Maria D´Arc Hoyer, jornalista, 55 anos, pernambucana, residente há 50 anos em São José dos Campos, SP; nossa eterna Capital do Avião.  


Cássia Franco Müller, 48 anos, publicitária formada pela Universidade de Taubaté – SP e professora de Arte, pela Escola Superior de Artes de Zurique. A logomarca do Blog é criação dela.





Heloiara Lemes, 30 anos, estudou Comércio Exterior na Unip – SJCampos, trabalha com hotelaria em Ushuaia, Argentina.


Antonio Basilio, 47 anos, fotógrafo, de São José dos Campos, mora atualmente em Salford, Manchester, Inglaterra, em busca de novos horizontes. 



Postar um comentário

4 Comentários

  1. Uma boa notícia em meio à pandemia: o lançamento desse blog. Só posso desejar muito sucesso ao Recortes Urbanos, à sua criadora e colaboradores. Daqui do meu isolamento social, estarei acompanhando as novas postagens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Regina. Críticas, sugestões e colaborações são bem-vindas.

      Excluir
  2. Olá, trabalhei com Darc Cássia no INPE.
    Estou muito agradecido pelo convite.
    Vamos somar e enriquecer de imagens, matérias e assuntos interessantes esse BLOG...BEIJOSSS

    ResponderExcluir
  3. O prazer é todo nosso de ter sua arte aqui Pepito. Bjs

    ResponderExcluir