Amor na marmita

Pessoas reunidas em torno de mesa, usando máscara e preparando marmitas
Arquivo pessoal: Teresa Matoso (de blusa cinza) com filhos, nora e cunhada, fazem selfie durante preparo das marmitas

O trabalho na cozinha tem começado bem cedo, às quartas-feiras, na casa de Teresa Cristina Matoso, na zona leste de São José dos Campos, interior de São Paulo. Foi esse o dia da semana que ela escolheu para fazer “comida gostosa” para famílias que passam por dificuldades financeiras, por causa da pandemia.

A ideia foi colocada em prática há apenas um mês, mas já começa a transformar a vida de Teresa e das seis famílias que consegue atender com a ajuda de seus familiares. Por enquanto, são oito pessoas engajadas na ideia de compartilhar amor nas marmitas que preparam e entregam em bairros próximos de onde moram.

Teresa conta que a ideia surgiu a partir de um vídeo no cana de youtube de Halu Gamashi, que propôs a criação da campanha “Amor sem Julgamento” para ajudar as pessoas que estão sofrendo privações, principalmente financeira, por causa das quarentenas.

A própria Teresa se viu afetada emocionalmente pelo isolamento e passou por um dolorido processo para vencer a ansiedade e a depressão. “Sou católica, mas leio muitos livros e assisto vídeos sobre espiritualidade. Importante é falar de amor e crescer espiritualmente”, diz ela.

Foi assim que ela ouviu a proposta apresentada por Halu Gamashi, em seu canal no youtube, e ficou pensando como poderia fazer algo para ajudar também. 


Comida pronta é uma forma de carinho

Ela conta que a primeira ideia das pessoas é sempre fornecer a cesta básica, mas ela pensou em oferecer as marmitas como um gesto de apoio e carinho. 

“Às vezes, as pessoas estão tão abatidas que não têm coragem nem para preparar a refeição. Ou ainda pode não ter gás de cozinha, que está tão caro. Foi então que pensei em levar comida gostosa, daquelas que a gente faz aos domingos para a família. É uma forma de dar às pessoas um momento de alegria.”

Foi assim que marmitas com pratos como estrogonofe e lasanha começaram a ser preparados na cozinha de Teresa, com o que tinha na despensa e a ajuda de dois filhos, uma nora, uma cunhada e o marido, Robson. A união faz a força.

Colagem de fotos, onde aparecem um grupo de pessoas montando marmitas, um casal sorridente com rostos encostados e marmitas e panelas com estrogonofe e frango

Antes de começar a preparar as marmitas, Teresa havia pedido ajuda de outra pessoa que trabalha com ação solidária para encontrar as famílias que precisam da comida.

Claudinha Yasmin Guedes , que trabalha com acessórios e festas, durante a pandemia passou a utilizar sua página do Facebook também para organizar ajuda às pessoas mais carentes.

Foi a ela que Teresa recorreu para fazer a ponte entre suas marmitas e as famílias necessitadas. São pessoas que perderam seus trabalhos e, às vezes, só conseguem pagar o aluguel, mas não sobra pra comprar alimentos.

“É a quarta semana e nós estamos atendendo vinte pessoas em seis famílias. A família maior tem cinco filhos e a mãe está sem trabalho, sendo que a filha mais velha, com 17 anos, está grávida de oito meses. É uma situação complicada”.

Esse dom de preparar comida, certamente é de família. Teresa Matoso é filha de uma merendeira muito conhecida dos ex-alunos da Escola Estadual Ana Cândida de Barros Molina, na região da Vila Industrial de São José dos Campos.  

Carmosina Marcelino Matoso, ou dona Carmosa como era mais conhecida, temperou as merendas por muitos anos nessa escola. Ela servia a comida e distribuía sorrisos e, se necessário, broncas nos alunos mais abusados. Eram outros tempos rs.  

Aposentada hoje em dia, claro que ela também já está participando da ação solidária promovida pela filha, mas é a distância, para não correr riscos. Ela tomou apenas a primeira dose da vacina conta Covid-19. 

Desde a semana passada, Teresa conseguiu apoio de mais duas pessoas que ajudam com dinheiro e alimentos. “Tenho esperança de aumentar a produção com a colaboração de mais pessoas. Importante é que nós começamos a fazer, a ajudar. A gente faz com amor sem julgamento mesmo. É uma ideia linda.”

Nós concordamos, linda mesmo. Se você quiser contribuir, da forma que puder, fica aqui o endereço da página da Teresa: https://www.facebook.com/Teresamatoso . Basta entrar lá e mandar uma mensagem para ela. Vamos ajudar?

Rosto de mulher sorrindo, com cabelos curtos e grisalhos, usando óculos de armação vermelha
Maria D´Arc Hoyer é jornalista

 





Postar um comentário

0 Comentários