Outono 2023 chega às 18h25, de hoje, mudando a geografia dos eventos climáticos

Outono 2023 chega às 18h25, de hoje, mudando a geografia dos eventos climáticos
Foto de Alisa Anton na Unsplash

Ele começa hoje, às 18h25 minutos, deste dia 20 de março, no hemisfério sul. A chegada do outono marca a mudança de posição dos volumes de chuva no tabuleiro das regiões brasileiras. Para a região Sudeste do Brasil, o início do outono é a esperança de uma folga das enchentes que provocaram tantas tragédias nas últimas semanas. Na maior delas, ocorrida há um mês, 65 pessoas perderam a vida na Barra do Sahy, em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo.

A partir de agora, as chuvas devem ser mais intensas nas regiões Norte e Nordeste. O que significa que é bem possível termos mais notícias de alagamentos e enchentes dominando os noticiários. Mudando apenas a geografia dos eventos.

No Sul e Sudeste, têm início a época dos nevoeiros que causa transtornos nas estradas e aeroportos. As primeiras frentes frias também devem dar as caras nessas regiões, com o risco até de geadas, preparando a chegada do inverno.

O enfraquecimento do fenômeno La Niña, resfriamento anormal das águas do oceano Pacífico, que interfere nos eventos climáticos - como o excesso de chuva que tem sido observado - deve trazer de volta a chuva, ainda que abaixo da média, para a região Sul do Brasil, que tem sofrido com a seca nos últimos três anos. As informações são do INMET, Instituto Nacional de Meteorologia. 

Em todo o país, as temperaturas médias estarão mais baixas, dando uma tranquilidade para as pessoas que não são loucas por calor e amam momentos de sossego regados a bebidas quentinhas para acompanhar um bom livro. É uma época voltada para encontros com mais aconchego, comidinhas feitas para aquecer o corpo e - dizem por aí - usar roupas mais elegantes. 

Neste link https://portal.inmet.gov.br/uploads/notastecnicas/PROG_OUTONO_2023_v1-r.pdf você pode conferir mais detalhes sobre o outono em todas as regiões do país. 

Texto: Maria D´Arc, jornalista

Foto: Foto de Alisa Anton na Unsplash



Postar um comentário

0 Comentários