Ana Maria Braga, Louro José e arte de recomeçar

Reprodução de tela de TV, programa Mais Você, com o fantoche papagaio e o repórter Fabrício Battaglini
Foto: Reprodução Facebook/Mais Você

Que a Ana Maria Braga é um fenômeno da reinvenção da vida todo mundo sabe. Mesmo havendo uma equipe competente e criativa nos bastidores, impressiona ver como ela desempenha o script da emoção real, diante das câmeras, entregando todo sentimento que carrega por dentro.

Foi assim, mais uma vez hoje, 05 de abril, quando um pretenso neto do Louro José ‘pousou’ na recepção dos estúdios da Globo, em São Paulo.

Enquanto o repórter Fabrício Battaglini foi conversar com o papagaio na recepção da emissora, numa brincadeira evidente, dizendo que ele teria que provar que era filho do Louro José, Ana Maria jurava - até o fim do programa - que foi surpresa para ela.

Surpresa ou não, a lágrimas eram certas e vieram. Mas o lourinho também já arrancou risadas, enquanto pedia aos berros, ainda lá na recepção, um pedaço do bolo que a ‘vovó’ provava no estúdio do Mais Você.

Quem acompanha o programa sabe que a apresentadora chamava o Louro José, do Tom Veiga, de filho. Sabe também que o papagaio era um sedutor e vivia a elogiar as mulheres. Performance que torna plausível um ano e pouco depois da partida prematura de Tom, um filho ‘perdido’ no mundo, batendo à porta da avó.

Em minutos, o assunto virou trending topic nas redes sociais. Jogada de divulgação de tirar o chapéu e aquecer o coração. Quem não sentia falta do papagaio, né? Afinal, Ana Maria é dada a cometer gafes de informação e esquecer ingredientes de receitas, enganos que faziam as deixas perfeitas para as interferências do bichinho petulante. Quando eu via isso ocorrer, ultimamente, pensava imediatamente na falta que o Louro faz.

O ‘neto’ainda nem passou da recepção, mas já deu para perceber que é topetudo como era o ‘pai’. Sua chegada ao programa promete. 

Sempre que vejo essas entregas emotivas da Ana Maria Braga, me lembro do Show de Truman; aquele filme, de 1998, com o Jim Carrey vivendo em um reality show sem saber.

A diferença é que ela sabe e não se importa. Pelo contrário, enxugas as lágrimas, assoa o nariz, levanta a cabeça e faz questão de nos lembrar que a vida é assim mesmo. Que atravessar doenças, enfrentar críticas e, pior, perdas irreparáveis como foi o caso da morte de Tom, fazem da parte da vida. Mas recomeçar também.

Confesso que cheguei a imaginar que a saída de cena do Louro José daria um fim ao programa, que ela não daria conta dessa falta. Me esqueci por um instante que ela é bambu. Sendo assim, vergou sob o peso das tempestades muitas e tantas vezes. E se levantou sempre.

E agora isso. O Louro José renasce em sua descendência, nos ensinando que recomeçar é uma arte incrível que todos podem aperfeiçoar. 

A frase que encerrou o programa, após o aparecimento do ‘neto’ do Louro José foi: “Você não é o que te aconteceu. Você é o que escolhe se tornar.”

É isso e como diria irmã Rosalva, beijos de luz. 

 Mulher de cabelos grisalhos e cacheados, usando óculos.
Maria D´Arc é jornalista

Postar um comentário

0 Comentários